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DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Vale a pena ter alguns cuidados com a saúde e com a segurança das crianças.

Nos finais de semana e nas férias a garotada costuma se empolgar e consumir mais guloseimas que o habitual, como doces, chocolates, balas, biscoitos gordurosos e sanduíches de fast-food. Os pais devem ficar atentos e lembrar que é importante estimular uma alimentação balanceada todos os dias do ano, para que as crianças cresçam saudáveis.

Na hora de montar o prato, escolham alimentos de cores diferentes para que o prato fique colorido e mais apetitoso. Além de garantir mais apetite, os alimentos coloridos, ou seja, as folhas, frutas e legumes, também estarão fornecendo nutrientes necessários para o dia a dia. Por tanto, quanto mais o prato for colorido, mais fontes de nutrientes estarão consumindo.

"Recomenda-se que os pais mantenham nesses dias os horários normais das refeições e tentem fazer com que os filhos não comam em excesso, principalmente durante os lanches".

"Por exemplo: se a criança exagera no lanche da manhã, ela pode perder o apetite e não querer se alimentar devidamente na hora do almoço".

E vale lembrar que, após as refeições, as crianças têm de escovar os dentes, para prevenção das cáries.

O descuido com a higiene dos produtos vendidos na rua, em barracas, quiosques, lanchonetes e por ambulantes, também significa um risco para a saúde, podendo causar problemas como diarréia, enjôo, vômito e outras doenças, como verminoses. Por isso os pais e responsáveis têm de estar atentos à higiene dos alimentos e do ambiente em que os pratos são preparados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que se evitem locais sem água corrente para lavar e preparar os alimentos e para limpeza dos próprios vendedores. A Anvisa aconselha ainda aos clientes que observem se os funcionários usam roupas limpas e cuidam da higiene pessoal.

Pensando em Crianças saudáveis, os pais também devem incentivar os filhos à prática de atividades físicas. É indispensável levar a garotada para áreas com programações de lazer, como esportes, atividades físicas e brincadeiras, onde elas possam queimar calorias, ao invés de deixar os meninos passarem o tempo apenas em locais como casas de jogos eletrônicos.

Seguindo dicas como essas é possível aproveitar os finais de semana e as férias com alegria, saúde e segurança.

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