Área Restrita  
Usuário:
Senha:

MÚSICA

A linguagem da música está presente na vida dos seres humanos, desde o nascimento do bebê até a idade adulta. O conhecimento musical se inicia por meio da interação com o ambiente. A criança se envolve integralmente com a música e a modifica constantemente, transformando-a, pouco a pouco numa resposta estruturada.

Ao nascer, a criança é cercada de sons e esta linguagem musical é favorável ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, dessa forma a sua aprendizagem se dá inicialmente através dos seus próprios sons (choro, grito, risada), sons de objetos e da natureza (chuva, vento), o que possibilita a criança descobrir que ela faz parte de um mundo cheio de vibrações sonoras.

Portanto, a interação da criança com a música se inicia logo cedo. É interessante observar o reconhecimento dos bebês ao ouvir a voz da mãe, o barulho do pai chegando do trabalho, das cantigas de ninar, o barulho dos objetos, sons que despertam na criança a curiosidade, a alegria e o entusiasmo. Assim, podemos afirmar que a linguagem musical surge espontaneamente na criança por meio do contato com o ambiente sonoro da cultura na qual está imersa.

As cantigas de ninar, as canções de roda, e todo tipo de jogo musical têm grande importância, pois permitirá que as crianças comuniquem-se através dos sons. É comprovado por estudos científicos que a música tem aspecto positivo no bem estar e desenvolvimento do bebê, desde quando ele é um feto. Além, da tranquilidade trazida para a mãe, a música introduz ao feto sensibilização aos sons, desde cedo.

E assim, introduzimos a música para nossos bebês e para nossas crianças, através de situações cotidianas vivenciadas por elas, colocamos as crianças em contato com todos os tipos de sons, sempre mostrando aos pequenos como o mundo seria esquisito se não tivesse o barulho dos carros nas ruas, da televisão entre outros, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. E desta forma, fazer com que as crianças sintam a música, interajam com ela, emitam sons dos objetos e de tudo que está ao seu redor, fazendo com que a criança tenha maior observação sobre o mundo e a desenvolva desde cedo sensibilidade para a música. A Educação Musical faz parte da educação pela importância que a música traz não só como diversão, mas também no auxílio do aprendizado da fala, da audição e na coordenação motora.

Além, de aproximar as pessoas, a criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com outras crianças e estabelece um meio de se comunicar mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.

A música ainda beneficia o desenvolvimento da fala, através das músicas infantis onde se trabalha sílabas rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a Educação Musical acelera a alfabetização, além de aumentar o poder de concentração para a criança.

A escola

Quem Somos
Espaço Externo
Espaço Interno

Proposta Pedagógica

Educação Bilíngue

Baby Class
Kids Two
Fist Grade
Second grade

Educação Sócio-Ambiental

Coleta Seletiva e Reciclagem
Jardinagem

Projetos

Cultura
Leitura

Educação Alimentar

Nutrição
Dicas de Alimentação
Receitas
Cardápio do Mês
Campanha Nutrição
Gira Feira
Educação Esportiva

Importância
Ballet
Capoeira
Natação
Personal Baby Natação

Outras Atividades

Música
Infomática

Depoimentos dos Pais

Girassol na Mídia

Parcerias

Convênios

Links

Links Infantis

Estrada do Joá, 3415 - Barra da Tijuca Rio de janeiro - RJ - CEP: 22.611-021 | Telefone: (55) (021) 2484-1980 ou (55) (021) 8897-1980
Copyright 2014 - Creche Escola Girassol - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento