- A escola
- Quem Somos
- Pilares
- Espaço Externo
- Espaço Interno
- Proposta Pedagógica
- Educação Bilíngue
- Garden
- Mayflower
- Sunflower
- Teen
- Educação Sócio Ambiental
- Coleta Seletiva e Reciclagem
- Jardinagem e Paisagismo Alimentar
- Projetos
- Cultura
- Leitura
- Educação Alimentar
- Nutrição
- Dicas de Alimentação
- Receitas
- Cardápio do Mês
- Campanha Nutrição
- Gira Feira
- Educação Esportiva
- Importância
- Ballet
- Capoeira
- Natação
- Personal Baby Natação
- Outras Atividades
- Música
- Informática
- Depoimentos dos pais
- Girassol na Mídia
- Parcerias
- Convênios
- Links
- Links Infantis
- Fale Conosco
- Trabalhe Conosco
DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Vale a pena ter alguns cuidados com a saúde e com a segurança das crianças.
Nos finais de semana e nas férias a garotada costuma se empolgar e consumir mais guloseimas que o habitual, como doces, chocolates, balas, biscoitos gordurosos e sanduíches de fast-food. Os pais devem ficar atentos e lembrar que é importante estimular uma alimentação balanceada todos os dias do ano, para que as crianças cresçam saudáveis.
Na hora de montar o prato, escolham alimentos de cores diferentes para que o prato fique colorido e mais apetitoso. Além de garantir mais apetite, os alimentos coloridos, ou seja, as folhas, frutas e legumes, também estarão fornecendo nutrientes necessários para o dia a dia. Por tanto, quanto mais o prato for colorido, mais fontes de nutrientes estarão consumindo.
"Recomenda-se que os pais mantenham nesses dias os horários normais das refeições e tentem fazer com que os filhos não comam em excesso, principalmente durante os lanches".
"Por exemplo: se a criança exagera no lanche da manhã, ela pode perder o apetite e não querer se alimentar devidamente na hora do almoço".
E vale lembrar que, após as refeições, as crianças têm de escovar os dentes, para prevenção das cáries.
O descuido com a higiene dos produtos vendidos na rua, em barracas, quiosques, lanchonetes e por ambulantes, também significa um risco para a saúde, podendo causar problemas como diarréia, enjôo, vômito e outras doenças, como verminoses. Por isso os pais e responsáveis têm de estar atentos à higiene dos alimentos e do ambiente em que os pratos são preparados.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que se evitem locais sem água corrente para lavar e preparar os alimentos e para limpeza dos próprios vendedores. A Anvisa aconselha ainda aos clientes que observem se os funcionários usam roupas limpas e cuidam da higiene pessoal.
Pensando em Crianças saudáveis, os pais também devem incentivar os filhos à prática de atividades físicas. É indispensável levar a garotada para áreas com programações de lazer, como esportes, atividades físicas e brincadeiras, onde elas possam queimar calorias, ao invés de deixar os meninos passarem o tempo apenas em locais como casas de jogos eletrônicos.
Seguindo dicas como essas é possível aproveitar os finais de semana e as férias com alegria, saúde e segurança.