- A escola
- Quem Somos
- Pilares
- Espaço Externo
- Espaço Interno
- Proposta Pedagógica
- Educação Bilíngue
- Garden
- Mayflower
- Sunflower
- Teen
- Educação Sócio Ambiental
- Coleta Seletiva e Reciclagem
- Jardinagem e Paisagismo Alimentar
- Projetos
- Cultura
- Leitura
- Educação Alimentar
- Nutrição
- Dicas de Alimentação
- Receitas
- Cardápio do Mês
- Campanha Nutrição
- Gira Feira
- Educação Esportiva
- Importância
- Ballet
- Capoeira
- Natação
- Personal Baby Natação
- Outras Atividades
- Música
- Informática
- Depoimentos dos pais
- Girassol na Mídia
- Parcerias
- Convênios
- Links
- Links Infantis
- Fale Conosco
- Trabalhe Conosco
MÚSICA

A linguagem da música está presente na vida dos seres humanos, desde o nascimento do bebê até a idade adulta. O conhecimento musical se inicia por meio da interação com o ambiente. A criança se envolve integralmente com a música e a modifica constantemente, transformando-a, pouco a pouco numa resposta estruturada.
Ao nascer, a criança é cercada de sons e esta linguagem musical é favorável ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, dessa forma a sua aprendizagem se dá inicialmente através dos seus próprios sons (choro, grito, risada), sons de objetos e da natureza (chuva, vento), o que possibilita a criança descobrir que ela faz parte de um mundo cheio de vibrações sonoras.
Portanto, a interação da criança com a música se inicia logo cedo. É interessante observar o reconhecimento dos bebês ao ouvir a voz da mãe, o barulho do pai chegando do trabalho, das cantigas de ninar, o barulho dos objetos, sons que despertam na criança a curiosidade, a alegria e o entusiasmo. Assim, podemos afirmar que a linguagem musical surge espontaneamente na criança por meio do contato com o ambiente sonoro da cultura na qual está imersa.
As cantigas de ninar, as canções de roda, e todo tipo de jogo musical têm grande importância, pois permitirá que as crianças comuniquem-se através dos sons. É comprovado por estudos científicos que a música tem aspecto positivo no bem estar e desenvolvimento do bebê, desde quando ele é um feto. Além, da tranquilidade trazida para a mãe, a música introduz ao feto sensibilização aos sons, desde cedo.
E assim, introduzimos a música para nossos bebês e para nossas crianças, através de situações cotidianas vivenciadas por elas, colocamos as crianças em contato com todos os tipos de sons, sempre mostrando aos pequenos como o mundo seria esquisito se não tivesse o barulho dos carros nas ruas, da televisão entre outros, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. E desta forma, fazer com que as crianças sintam a música, interajam com ela, emitam sons dos objetos e de tudo que está ao seu redor, fazendo com que a criança tenha maior observação sobre o mundo e a desenvolva desde cedo sensibilidade para a música. A Educação Musical faz parte da educação pela importância que a música traz não só como diversão, mas também no auxílio do aprendizado da fala, da audição e na coordenação motora.
Além, de aproximar as pessoas, a criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com outras crianças e estabelece um meio de se comunicar mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.
A música ainda beneficia o desenvolvimento da fala, através das músicas infantis onde se trabalha sílabas rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a Educação Musical acelera a alfabetização, além de aumentar o poder de concentração para a criança.